O Kyle já anda sem fraldas. Já há uns 3 meses que não quer fraldas e agora o numero de acidentes é quase nulo. A sesta tambem já anda "seca" há um bom bocado. Só a noite é que ainda não.
Quando ainda usava fraldas...

Nós desde que o Kyle é pequeno que fazemos Eliminação Comunicação (EC) com ele. O que é EC?
Já pensaram como era quando não havia fraldas? E como é em países onde não se utiliza fraldas? De certeza que esses pais não querem andar sempre a levar com xixi ou pior em cima... e o fantástico é que não acontece. Porque? Porque eles fazem EC.
EC não é "treinar" em forma alguma o bebé a usar o penico. Pode parecer uma ideia doida e revolucionária mas é na verdade uma técnica com raízes ancientes na Ásia, Africa e partes da América do Sul.
Basicamente o que se faz é desde o nascimento (ou no nosso caso começamos quando o Kyle tinha +- 3 meses) habitua-los a fazer as necessidades não na fralda mas sim no penico, sanita ou recipiente adequado.
Porque?
gostavas de estar sentada em cima de xixi e cócó mesmo que fosse só por minutos? A ideia de usar fraldas, sejam lá elas quais forem, a mim pelo menos não me agrada lá muito. Reduz o numero de fraldas usadas o que é bom em termos ambientais e financeiros.
Digam lá que não eram bonitas?

Como é que sabes quando um bébé tem de ir?
Fácil: eles "dizem" :) Da mesma maneira que com o passar do tempo nós sabemos qual é o choro de fome, querer ser mudado, aborrecido e etc, tambem começámos a saber quando eles vão.
Ás vezes podem ir sempre a uma hora certa, outras é através de "sinais" como estar inquieto, maneira de mexer-se diferente, puxar, ficar muito quieto de repente, fazer forca, ficar vermelho, fazer barulhos próprios... cada bebé é diferente.
Eles todos dão esses sinais, por muito suaves que sejam, desde nascimento, mas somos nós que os temos que interpretar.
Como com a continuação nós os vamos ensinando que é na fralda que eles fazem, eles perdem esses sinais e depois temos que esperar até uma idade mais avançada (geralmente á volta dos 2 1/2 anos) para começar o processo de novo.
Eu comecei a fazer EC porque como já tive que habituar miúdos a usar o penico nessas idades e sei ás vezes a guerra que foi para pelo menos se sentarem no penico, sabia que qualquer alternativa podia ser melhor e não custava tentar.
O meu primeiro penico :)

Nós quando começamos reparamos que sim, o Kyle conseguia controlar a urina. Não por muito tempo, mas conseguia. Primeiro era mesmo rápido, era tirar a fralda e segurar o miúdo em cima da pia enquanto fazia shhhhhhh e era mesmo atenção... 1, 2, 3 TIRAR A FRALDA e pimba ali vinha xixi! Depois começou a controlar mais um pouco e o processo de tirar a roupa e a fralda não precisava de ser tão rápido.
Com 4 meses habituei-o a sentar-se no penico comigo a segurá-lo. Nunca chrou porque para ele aquilo não era nada de mais. Nem tive que usar subornos nem nada para o manter sentado (isso foi uma das principais vantagens para mim). Ele começou quase imediatamente a fazer cócó sempre no penico. Rara era a fralda com cócó e só acontecia quando ele mostrava que queria ir e não tinhamos casa de banho por perto (o que era raro).
No meu segundo penico que veio dai de Portugal. Nesta foto não está mas tem uma "cabeça" que tem umas maçanetas tipo mota!

Este método não é acerca de recompensas ou castigos. Nada. Simplesmente tenta-se descobrir os pequenos sinais que o bebé dá quando quer fazer as necessidades e se der, põe-se-o num penico ou assim . Se ele por vezes urinar/defecar nas fraldas tambem não é motivo para panico.
Eu pelo menos utilizei o método com relaxe: sempre continuei com as fraldas (dando por vezes tempo sem elas para apanhar um pouco de ar) e se ele urinasse na fralda, olha.. urinava! As vezes que a fralda estava enxuta ainda melhor! Era menos uma que se lavava. Nada mais.
Há pessoas que utilizam o método ainda com melhores resultados e nem usam fraldas mas eu admito que não cheguei a tanto. Tinha que andar de um lado para o outro e nem sempre tinha casa de banho ao pé nem podia parar quando queria por vezes.
Ele começou depois a não querer usar mais fraldas e então comecei a tirar-lhas. Teve uns quantos acidentes especialmente quando ele dizia que queria ir mas ainda tinha que aguentar um belo bocado (mais de 5-10 minutos) e agora acidentes já quase que não acontecem.
É bom mas agora já não uso as minhas fraldinhas :( E elas eram tão bonitas!
Outro dia falo dessas mesmo ;)
Agora tenho que encontrar outra vitima...